Hospital Regional Público de Castanhal recebe do Ministério da Saúde a habilitação como UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia)

WhatsApp-Image-2025-03-10-at-18.20

O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). Esta habilitação é concedida às unidades hospitalares que ofertam atendimentos especializados a pacientes oncológicos, atendendo a todos os pré-requisitos para esse atendimento.

A UNACON é a unidade responsável pelo diagnóstico e tratamento dos cânceres mais comuns no país. É a unidade hospitalar que tem infraestrutura para oferecer assistência especializada de alta complexidade, ofertando cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia, reabilitação e cuidados paliativos.

O HRPC, que completa no mês de fevereiro quatro anos de atividade, atende a 38 municípios da região Nordeste paraense, com serviços de alta complexidade em oncologia, com várias especialidades, tais como: cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia torácica, mastologia, neurocirurgia, urologia, oncoginecologia, cirurgia bucomaxilofacial, oncologia clínica, oncohematologia e cuidados paliativos.

O hospital conta com recursos humanos e tecnológicos especializados, atendendo a todos os requisitos necessários para a habilitação pelo Ministério da Saúde. A habilitação demonstra o reconhecimento do serviço de excelência prestado aos usuários oncológicos pelo hospital, bem como a relevância do serviço para a população, sendo um marco para a região e para o Estado do Pará.

A habilitação como UNACON possibilitará a captação de novos recursos para o estado e assim, novas possibilidades de atendimento à população oncológica. Como explica a Diretora Geral, Patrícia Hermes.

“A habilitação como UNACON representa uma grande conquista para todos, pois permite acesso à saúde de forma mais próxima e ágil, haja vista que antes a população precisava se deslocar até a região metropolitana de Belém. Nosso papel enquanto serviço de saúde é garantir acesso e tratamento completo para os pacientes oncológicos, oferecendo atendimento seguro e de qualidade”.

Vale ressaltar que a habilitação foi concedida em curto espaço de tempo, reflexo do serviço de qualidade prestado, bem como as excelentes condições estruturais e de processos executados no HRPC.

Para a secretária de Estado de Saúde Pública , Ivete Vaz, a habilitação significa o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde, dos relevantes serviços oncológicos ofertados aos usuários do SUS na região Nordeste do estado. “Agora, os procedimentos serão pagos com recursos de média e alta complexidade do SUS, o que possibilita à Sespa direcionar recursos estaduais para outras regiões que ainda necessitam de serviços especializados”, disse a titular da Sespa.

Acesso – Para ter acesso a consultas e à internação, o usuário deve ser encaminhado pela Central Estadual de Regulação (CER). O HRPC dispõe de uma estrutura de 120 leitos clínicos (sendo 30 de clínica médica, 40 de clínica oncológica e 50 de clínica cirúrgica), 40 leitos de UTI (20 de UTI geral, 10 UTI cirúrgica e 10 de UTI oncológica).

Satisfação – O HRPC finalizou o ano de 2024 com uma média de 99,52% de satisfação dos usuários do serviço, de acordo com o Serviço de Atendimento ao Usuário.

Gestão – O HRPC é um dos hospitais públicos do Governo do Estado, sendo gerido pela ASELC – Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura. A entidade vem trabalhando intensamente para garantir, através do SUS, um atendimento em saúde humanizado e de alta qualidade à população.